Especialistas nacionais querem travar obesidade

Ir em baixo

Especialistas nacionais querem travar obesidade

Mensagem por cristinasilva em Ter 18 Nov 2008 - 12:48

Cerca de 600 especialistas na área da saúde juntam-se no 12.º Congresso Português de Obesidade que decorre de 20 a 22 de Novembro, em Aveiro. Médicos, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos e demais profissionais de saúde procuram, numa abordagem multidisciplinar, delinear novas estratégias que permitam travar uma doença que ameaça já mais de metade da população portuguesa.
Ao longo dos três dias vão ser discutidos temas como a alimentação, o exercício físico, a farmacologia, a sexualidade e o sono, enquanto aspectos passíveis de interferir com esta doença. A obesidade pediátrica, a prevenção e as consequências da obesidade (como diversos tipos de cancro, diabetes ou doenças cardíacas) serão também tema de reflexão por parte presentes.
A abordagem da obesidade nos cuidados de saúde primários, nomeadamente no que diz respeito a novas estratégias de ensino às populações, é um dos principais assuntos a abordar no congresso, contando com a presença de Colin Waine, especialista responsável pela implementação de medidas de tratamento da obesidade no Serviço Nacional de Saúde no Reino Unido.
De recordar que a obesidade, doença que desde há algum tempo vem sendo considerada a epidemia do século XXI, continua a aumentar em Portugal. De acordo com dados divulgados pelo Estudo da Prevalência da Obesidade em Portugal 39,4 por cento dos portugueses em idade adulta apresenta excesso de peso — com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 — e 14,2 por cento tem já obesidade (IMC igual ou superior a 30).
As crianças portuguesas estão também entre as mais gordas da Europa, o que conduziu já a uma preocupação acrescida da Comissão Europeia levando-a a lançar inovadores programas contra a obesidade infantil.

cristinasilva

Número de Mensagens : 23
Idade : 38
Localização : Braga
Data de inscrição : 17/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum