.....
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Univ. de Coimbra integra projecto de desenvolvimento de terapia contra o cancro

Ir para baixo

Univ. de Coimbra integra projecto de desenvolvimento de terapia contra o cancro Empty Univ. de Coimbra integra projecto de desenvolvimento de terapia contra o cancro

Mensagem por cristinasilva Sex 21 Nov 2008 - 8:09

A Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e a Bluepharma assinaram um protocolo de parceria com vista à aplicação da nova terapêutica fotodinâmica desenvolvida no Departamento de Química da Universidade de Coimbra com o objectivo de aumentar a esperança de vida e de garantir qualidade de vida a doentes com cancro.
A terapêutica saída dos laboratórios daquela universidade baseia-se no uso de fotossensibilizadores e veio materializar a hipótese há muito avançada de que a terapia fotodinâmica poder combater tumores malignos. Os investigadores afirmam confiar nas capacidades deste tratamento, referindo que, se correctamente empregue, pode tornar-se até 100 vezes mais eficaz do que os actuais fármacos utilizados no tratamento de problemas oncológicos.
O tratamento assenta na injecção de partículas fotossensibilizadoras no corpo humano, que são capazes de diminuir e destruir os tumores. Quando comparada com outros tipos de tratamentos a terapêutica fotodinâmica parece apresentar várias vantagens, nomeadamente no que diz respeito ao grau de toxicidade dos fotossensibilizadores e dos seus diminutos efeitos secundários.
As entidades envolvidas no acordo vão, a partir de agora, trabalhar para que a terapêutica esteja, assim que possível, acessível aos doentes e entidades médicas.

cristinasilva

Número de Mensagens : 23
Idade : 44
Localização : Braga
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos