.....
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exercício abranda a progressão da esclerose múltipla...

Ir para baixo

Exercício abranda a progressão da esclerose múltipla... Empty Exercício abranda a progressão da esclerose múltipla...

Mensagem por flaviorochafaria Ter 2 Dez 2008 - 21:14

03 Dezembro 2008 - 00h30
Saúde: Congresso nacional reúne especialistas hoje e amanhã


Exercício abranda esclerose

Idália Silva, 49 anos, sofre de esclerose múltipla desde 1997 e garante que o exercício físico "é um incentivo à estagnação da doença". Idália foi uma das participantes da primeira aula de fitness para pessoas que sofrem desta doença, que decorreu no Holmes Place de Miraflores, Oeiras.

Trata-se de um projecto-piloto lançado pelo programa Rebicare e que tem como objectivo aumentar a qualidade de vida de pessoas que sofram de esclerose múltipla. A iniciativa consiste em duas aulas semanais no clube de Miraflores, mas se "tudo correr bem as aulas também existirão noutros ginásios da zona de Lisboa, Coimbra e Porto", garantiu ao CM Duarte Galvão, instrutor da aula de fitness e responsável técnico do programa Rebicare.
Os exercícios físicos praticados na aula foram direccionados para "trabalhar e melhorar o equilíbrio, a nível da instabilidade e do medo, que é muito frequente nos doentes com esclerose", explicou Duarte Galvão.
Já Ricardo Ginestal, neurologista, considerou que os doentes estão a aderir "de forma positiva" à iniciativa. "Cabe ao médico de cada doente a responsabilidade de divulgar estas aulas", referiu, afirmando que "50 hospitais do País estão a divulgar esta iniciativa".
O Fórum Lisboa acolhe hoje e amanhã o Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. ‘Direitos Iguais, Tratamento Igual em Toda a Europa’ é o tema do encontro, que contará com a presença do presidente da ARS de Lisboa, Rui Portugal, na cerimónia de abertura.
APONTAMENTOS
DOENÇA NEUROLÓGICA
A Esclerose Múltipla ou esclerose disseminada é uma doença neurológica crónica, e faz com que o doente tenha uma fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares,descoordenação motora, insuficiência respiratória e incontinência urinária.
5 MIL DOENTES
A EM afecta cerca de 5 mil portugueses, dos quais 3500 são mulheres.Ao serem diagnosticadas com EM, as pessoas ficam aterrorizadas e receosas quanto ao seu futuro, descrevem os clínicos.
MARCHA NO PORTO
A Associação Nacional de Esclerose Múltipla organiza a Marcha Caminhar pela Igualdade, que se realiza no Porto, no próximo sábado
Fonte:
Joana Freire
Correio da Manhã

flaviorochafaria

Número de Mensagens : 56
Localização : Palmela
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos