.....
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ministério cria em 2009 novas unidades locais de saúde

Ir para baixo

Ministério cria em 2009 novas unidades locais de saúde Empty Ministério cria em 2009 novas unidades locais de saúde

Mensagem por flaviorochafaria Qui 25 Dez 2008 - 12:19

22 Dezembro 2008 - 00h30
Saúde: Ministério cria em 2009 novas unidades locais de saúde


Hospitais ligados a centros

Depois de Matosinhos, Norte Alentejano, Alto Minho, Baixo Alentejo e Guarda, segue-se a criação de mais Unidades Locais de Saúde (ULS) em 2009. Esta é a aposta do Ministério da Saúde mas, por enquanto, não avança com quantas mais unidades e em que regiões serão criadas.

O modelo de organização, iniciado em 1999, integra a gestão de várias unidades de saúde – hospitais e centros de saúde – de uma região para optimizar a resposta dos serviços.
Francisco Ramos, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, afirmou que a organização em ULS não "conflitua" com outros modelos organizativos entretanto adoptados, como os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACS), que vão ser criados a partir de Janeiro de 2009.
Os ACS ficam dotados de autonomia administrativa e agrupam vários centros de saúde sob uma única direcção, algo que já acontece nas ULS.
"O principal objectivo do Ministério da Saúde na concretização de vários modelos de organização da prestação de cuidados tem por base dois princípios fundamentais: aumentar o acesso dos cidadãos e gerir melhor os recursos disponíveis, com vista à obtenção de ganhos em saúde", afirmou Francisco Ramos.
O modelo responde a recomendações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos) para que se integrem os prestadores de cuidados de saúde, procurando reduzir a ineficiência e a duplicação de actos.
Assim, a integração deve permitir uma melhor utilização da capacidade instalada, quer a nível de equipamentos quer a nível dos recursos humanos.
Na prática, as Unidades Locais de Saúde transformam-se em entidades públicas empresariais (EPE), com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, um conjunto de hospitais e centros de saúde limítrofes.
APONTAMENTOS
MATOSINHOS, A PRIMEIRA
A ULS de Matosinhos integra o Hospital Pedro Hispano, o Centro de Diagnóstico Pneumológico, Unidade de Saúde Pública e os centros de saúde de Matosinhos, Senhora da Hora, São Mamede de Infesta e Leça da Palmeira.
GUARDA ABRANGE 171 MIL
A ULS da Guarda, criada em Outubro, dá resposta a 171 mil utentes e integra dois mil funcionários. Agrupa o Hospital Sousa Martins (Guarda), Hospital Nossa Senhora da Assunção (Seia) e doze centros de saúde da Guarda, com excepção de Aguiar da Beira e Vila Nova de Foz Côa.
COOPERAÇÃO
A Unidade Local de Saúde facilita a marcação de consultas de especialidades hospitalares nos centros de saúde e a instalação de alguns meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Já as Unidades de Saúde Familiar têm um carácter mais operacional do que administrativo.
Cristina Serra com Lusa

flaviorochafaria

Número de Mensagens : 56
Localização : Palmela
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos