Linha Saúde 24 não dá resposta a todas as chamadas
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Linha Saúde 24 não dá resposta a todas as chamadas
A Linha Saúde 24 continua a não conseguir dar resposta a todas as chamadas que recebe, tendo ontem ficado cerca de 300 telefonemas por atender, o que representa 30 por cento do total de chamadas efectuadas para esta linha telefónica.
Também durante o fim-de-semana os enfermeiros de serviço nas centrais da Linha Saúde 24 não tiveram mãos a medir, motivo pelo qual ficaram sem resposta perto de 38 por cento dos telefonemas recebidos. Este número representa um conjunto de utentes que tiveram de tentar ligar mais tarde ou a quem não foram tiradas as dúvidas, obrigando-os a recorrer aos centros de saúde e às urgências dos hospitais, apesar do apelo em contrário da Direcção-Geral de Saúde.
A coordenação da linha telefónica afirma ter adequado os recursos à procura que se vinha a registar nos últimos dias, mas o facto de as chamadas terem duplicado durante o fim-de-semana fez com que continuasse a não ser possível o seu atendimento na totalidade. No domingo já se procedeu ao reforço das equipas de atendimento nas centrais, mas ainda assim em número insuficiente para dar resposta a todas as solicitações.
A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em funcionamento desde 2007, que visa aconselhar e responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, com o grande objectivo de melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes, encaminhando os utentes para as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais adequadas. A triagem, aconselhamento e encaminhamento dos utentes em situação de doença e o aconselhamento terapêutico para esclarecimento de questões e apoio em matérias relacionadas com medicação podem ser feitos através do telefone 808 24 24 24 (custo chamada local).
Também durante o fim-de-semana os enfermeiros de serviço nas centrais da Linha Saúde 24 não tiveram mãos a medir, motivo pelo qual ficaram sem resposta perto de 38 por cento dos telefonemas recebidos. Este número representa um conjunto de utentes que tiveram de tentar ligar mais tarde ou a quem não foram tiradas as dúvidas, obrigando-os a recorrer aos centros de saúde e às urgências dos hospitais, apesar do apelo em contrário da Direcção-Geral de Saúde.
A coordenação da linha telefónica afirma ter adequado os recursos à procura que se vinha a registar nos últimos dias, mas o facto de as chamadas terem duplicado durante o fim-de-semana fez com que continuasse a não ser possível o seu atendimento na totalidade. No domingo já se procedeu ao reforço das equipas de atendimento nas centrais, mas ainda assim em número insuficiente para dar resposta a todas as solicitações.
A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em funcionamento desde 2007, que visa aconselhar e responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, com o grande objectivo de melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes, encaminhando os utentes para as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais adequadas. A triagem, aconselhamento e encaminhamento dos utentes em situação de doença e o aconselhamento terapêutico para esclarecimento de questões e apoio em matérias relacionadas com medicação podem ser feitos através do telefone 808 24 24 24 (custo chamada local).
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