Primeiro banco de leite - Investimento de 60 mil euros

Ir em baixo

Primeiro banco de leite - Investimento de 60 mil euros

Mensagem por flaviorochafaria em Sab 17 Jan 2009 - 23:06

16 Janeiro 2009 - 00h30
Lisboa: Investimento de 60 mil euros


Primeiro banco de leite

A maternidade Alfredo da Costa (MAC) vai ter o primeiro banco de leite humano do País: "Este leite materno destina-se a bebés cujas mães não têm leite, não produzem quantidade suficiente ou têm contra-indicações, nomeadamente doenças infecciosas que podem ser transmitidas ", explicou o director da MAC, Jorge Branco.

"Se a mãe for seropositiva e o bebé não for, o leite pode passar pelo banco porque o processo de pasteurização elimina esse vírus e todos os que possam prejudicar a saúde dos recém-nascidos. Depois de pasteurizado, o bebé pode beber o leite da sua mãe em segurança", garantiu Álvaro Cascata, da empresa responsável pelo equipamento do banco de leite humano.
O processo de conservação do leite materno passa por várias fases: é recolhido em vasilhame próprio, passa pelo crematócrito (máquina) onde se testa a qualidade e se despista bactérias; é pasteurizado, selado e congelado.
"Nesta primeira fase vamos cingir--nos às mães que são acompanhadas na MAC e que podem doar leite e essa doação vai para os nossos bebés, nomeadamente para os prematuros e de muito baixo peso", salientou Jorge Branco.
O banco de leite humano representa um investimento de 60 mil euros e foi enquadrado nas obras de requalificação do serviço de Pediatria da Alfredo da Costa.
APONTAMENTOS
PROCRIAÇÃO ASSISTIDA
A MAC vai inaugurar em Março um centro para a procriação medicamente assistida. De acordo com Jorge Branco, faltam apenas os equipamentos.
PARTO NATURAL
Uma zona de humanização do parto é um objectivo da MAC "Se tivermos verba, queremos oferecer as mesmas condições do que um parto em casa, mas com a segurança de um hospital", afiançou Jorge Branco.
RELATÓRIO DA UNICEF
No ranking da UNICEF, divulgado ontem, Portugal está no topo dos países do Mundo onde a taxa de mortalidade infantil até aos cinco anos é baixa.
Fonte:
Correio da Manhã
Sofia Rato

flaviorochafaria

Número de Mensagens : 56
Localização : Palmela
Data de inscrição : 03/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum