Reflexão - basta de greves!!

Ir em baixo

Reflexão - basta de greves!!

Mensagem por cristinasilva em Seg 23 Mar 2009 - 10:32

As opiniões valem o que valem, e se fossem boas não se davam... Mas como (por enquanto) ainda vamos tendo alguma liberdade de expressão, cá vai uma... Sinceramente, já me começa a parecer um exagero o número de greves que temos vivido nos últimos meses. Pelo exemplo que vejo no hospital onde trabalho, estes dias não passam de um pretexto para os chefes (que são a maior parte dos sindicalistas) ficarem de folga, porque não vão perder não sei quantos euros do seu (magro) salário mensal e muito menos ficam a assegurar a prestação de cuidados directos aos doentes (sabe-lo-ão fazer?). A eles juntam-se uma meia dúzia de colegas que sabem apontar defeitos mas pouco se preocupam em procurar soluções, e que também aproveitam aquelas horas sem trabalhar para ir buscar uns euritos às empresas onde fazem medicina do trabalho ou afins. Como resultado destas greves, assistimos a serviços caóticos, em que o limite entre os cuidados essenciais e aqueles que o não são é muito ténue, e onde a qualidade dos cuidados prestados fica muitas vezes gravemente comprometida.
Pergunto eu: é assim que os enfermeiros pretendem conseguir alguma coisa que valorize e dignifique o seu trabalho? E onde ficam os piquetes de greve, que deveriam dar apoio de retaguarda a todos os enfermeiros nestes dias? Quem informa e ampara os colegas com vergonhosos contratos de prestação de serviços, que são coagidos pelas chefias a não fazer greve, sob pena de despedimento? E a não substituição dos colegas não grevistas na passagem de turno, não será também ela um modo de coacção?
Baldar-se ao trabalho não é nem nunca será a melhor forma de luta. Baldar-se ao trabalho representa falta de profissionalismo. Baldar-se ao trabalho demonstra falta de perspicácia em encontrar soluções exequíveis.
E fica o mote: há ou não classes profissionais na área da saúde que raramente (ou nunca) fazem greve e são adulados como Deuses?

cristinasilva

Número de Mensagens : 23
Idade : 38
Localização : Braga
Data de inscrição : 17/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum