.....
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Humor ajuda paliativos

Ir para baixo

Humor ajuda paliativos Empty Humor ajuda paliativos

Mensagem por flaviorochafaria Seg 20 Abr 2009 - 4:09

19 Abril 2009 - 00h30
Especialistas reunidos em Elvas


Humor ajuda paliativos

A utilização do humor como um analgésico natural é um dos recursos para melhorar as condições de vida dos doentes terminais. Este foi um dos temas abordados no primeiro encontro Alentejo-Extremadura em Cuidados Paliativos, que terminou ontem em Elvas.


“Além de ser transversal a todas as áreas da medicina, o humor pode ter fins terapêuticos e funciona como um analgésico, pelos efeitos positivos que tem no corpo, desde o sistema nervoso, ao respiratório, mas sobretudo psicológico”, disse o orador António Goméz Escobar, da Unidade de Cuidados Paliativos de Sevilha.
Num tom bem-disposto, em que usou também o humor como recurso para comunicar a mensagem aos cerca de 300 profissionais presentes, o mesmo especialista defendeu ainda que as equipas de cuidados paliativos devem começar por tentar mudar a imagem que a sociedade tem desta especialidade, deixando ainda conselhos para distinguir o riso falso do verdadeiro, o relacionamento com os familiares dos doentes ou os benefícios da gargalhada e os seus efeitos ao nível físico.
Os cuidados paliativos definem-se como uma resposta activa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a aos doentes e suas famílias.
Nas jornadas, organizadas pelo Hospital de Santa Luzia em Elvas, que juntaram profissionais de Portugal e Espanha, foram debatidos outros temas, desde a nutrição, ao futuro dos cuidados paliativos em Portugal. “ Espanha está muito à frente nesta área. A realização deste encontro é muito importante e uma grande troca de experiências. Nesta matéria temos muito a aprender com os nossos colegas espanhóis”, disse ao CM Filomena Simões, da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Évora e membro da comissão científica da organização.
Correio da Manhã
Pedro Galego

flaviorochafaria

Número de Mensagens : 56
Localização : Palmela
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos