.....
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cancro aumentou 5% em seis anos

Ir para baixo

Cancro aumentou 5% em seis anos Empty Cancro aumentou 5% em seis anos

Mensagem por flaviorochafaria Sex 20 Fev 2009 - 22:53

18 Fevereiro 2009 - 00h30
Registo oncológico: Sul do país com 19 300 casos em 2007


Cancro aumentou 5% em seis anos

Em seis anos, o número de casos de cancro registados nos hospitais e centros de saúde do Sul do País (que engloba Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Madeira), aumentou 5%, atingindo um total de 19 300 numa população de 4,5 milhões. Os dados foram ontem apresentados nas Jornadas do Registo Oncológico do Sul (ROS) e reportam-se ao período entre 2001 e 2007. Entre as razões para esta subida está o aumento da esperança média de vida.


O cancro do pulmão continua a ser o mais letal, seguido do da próstata. Mas, em determinadas doenças oncológicas, a incidência está a diminuir. É o caso do cancro da mama, cujo número de casos desceu de 104 por 100 mil habitantes em 2001 para 98,8 em 2007.
A directora do ROS, Ana Miranda, afirma que a subida de número de casos obriga as unidades de saúde a prepararem-se para dar resposta a mais doentes. Um alerta que foi também deixado há dias por um grupo de especialistas que elaborou a Carta de Princípios de Coimbra – um documento que faz uma radiografia do estado do tratamento oncológico.
Para Ana Miranda, a melhoria dos tratamentos passa também por um aumento mais rápido dos cuidados paliativos. "Quando falamos deste tipo de patologias, temos que pensar que toda a envolvente precisa de apoio. Temos que desenvolver mais rapidamente os cuidados paliativos", para dar resposta ao aumento esperado de casos devido à maior longevidade da população, afirmou, citada pela Lusa.
Uma das formas para combater as doenças oncológicas passa ainda pela melhoria do diagnóstico precoce. Hoje é assinado um protocolo no Porto que permitirá alargar o rastreio do cancro da mama a todas as mulheres daquela região. A meta da Administração Regional de Saúde e da Liga contra o Cancro é a cobertura total da população em dois anos. A ministra Ana Jorge estará presente no lançamento do rastreio do cancro do colo do útero e da retinopatia diabética.
APONTAMENTOS
AUDIÇÃO PARLAMENTAR
A Comissão de Saúde aprovou ontem o pedido do CDS para ouvir o coordenador nacional para a oncologia.
CRÍTICA AO TRATAMENTO
A Carta de Princípios de Coimbra considera "sofríveis" os resultados obtidos contra o cancro.
Rute Araújo

flaviorochafaria

Número de Mensagens : 56
Localização : Palmela
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos