.....
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vírus induzem organismo a gerar vasos sanguíneos

Ir para baixo

Vírus induzem organismo a gerar vasos sanguíneos Empty Vírus induzem organismo a gerar vasos sanguíneos

Mensagem por flaviorochafaria Qui 25 Dez 2008 - 12:24

22 Dezembro 2008 - 00h30
Ciência: Investigadores de coimbra desenvolvem sistema que trata doenças vasculares


Vírus induzem organismo a gerar vasos sanguíneos

Um sistema de transporte de vírus geneticamente transformados capazes de induzir o organismo a gerar novos vasos sanguíneos em poucas semanas, para tratar doenças vasculares, foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra.

Com o conceito já patenteado em Portugal e o registo internacional em curso, os investigadores acreditam ter desenvolvido uma via para contornar certos problemas relacionados com a obstrução de vasos sanguíneos, causadora de elevada mortalidade ou diminuição da qualidade de vida e, por vezes, da amputação de membros por falta de irrigação.
Em caso de isquémia, ou seja, de obstrução de uma artéria principal, as vias terapêuticas mais correntes para a sua minimização são a cirurgia ou o tratamento com a introdução de um cateter, que acaba por libertar placas que podem causar tromboses.
Em vez de procurar uma solução que desobstruísse os vasos sanguíneos, os investigadores de Coimbra apostaram numa via alternativa, de angiogénese, que induz o organismo a gerar novos vasos sanguíneos.
Partindo de uma investigação em nanotecnologia para concepção de novos medicamentos, a que se dedica há uma década um grupo na Faculdade de Farmácia e no Centro de Neurociências, foi desenvolvido um transportador capaz de circular pelo sangue e levar a molécula à zona do organismo a tratar. Criaram micro-esferas com o medicamento adequado no seu interior e características que lhes permitem circular no organismo e iludir os sistemas de defesa.
APONTAMENTOS
SISTEMA VERSÁTIL
Trata-se de um sistema possível e versátil, que tanto transporta vírus, de vários tipos, como retrovírus, que podem ser dirigidos para as células em função da especificidade.
PROJECTO DE 4 ANOS
O projecto já dura 4 anos. Na fase de concepção contou com a experiência clínica em doenças vasculares de Lino Gonçalves, da Faculdade de Medicina da UC.
EQUIPA INTERNACIONAL
A equipa que desenvolveu o projecto integra Sérgio Simões, Ana Filipe, Conceição Pedroso de Lima e o italiano Mauro Giacca, do centro de investigação de Trieste.
VALIDADE EM RATOS
O conceito desta terapia genética já foi comprovado com roedeores, mas os estudos vão prosseguir.
Fonte:
Cristina Serra com Lusa
Correio da Manhã

flaviorochafaria

Número de Mensagens : 56
Localização : Palmela
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos